Skin Cycling: Tudo Sobre a Tendência Viral do Tik Tok

Criado por uma dermatologista e aprovada pelos seus pares, o “Skin Cycling” é um conceito de rotina com intervalos definidos de aplicação de ativos e descanso da pele para permitir um cuidado profundo sem danificar a barreira cutânea.
Viralizou nas redes sociais, com inúmeros vídeos de utilizadores que afirmam que resulta e mostram os resultados.

O QUE É O SKIN CYCLING?
Consiste numa rotina noturna de cuidados com a pele que foi criada pela dermatologista norte americana Whitney Bowe. Aplica-se ativos esfoliantes e retinol ou retinóides em dias seguidos, alternados com ingredientes hidratantes e calmantes.
O ciclo de 4 noites é o mais popular e inclui:
1ª noite: esfoliante químico (AHA, BHA, PHA)
2ª noite: retinóides (retinol, retinal)
3ª e 4ª noites: cremes hidratantes sem ativos irritantes
Repetir o ciclo novamente.

TEM FUNDAMENTO?

Sim, não só permite a renovação da pele e o seu rejuvenescimento, como ajuda a evitar que a barreira da pele fique comprometida e se mantenha saudável. Além disso, é uma maneira de seguir uma rotina simples, consistente e eficaz que preserva a função da pele.

Ajuda a prevenir e corrigir sinais de envelhecimento, marcas, manchas e manter uma pele luminosa e saudável.

 

PRIMEIRA NOITE: ESFOLIAÇÃO

Antes da aplicação dos produtos, deve limpar a pele e secá-la antes do ácido esfoliante. A esfoliação com ativos como o ácido glicólico, remove a sujidade e células mortas e melhora a absorção/permeabilidade da pele aos ativos a aplicar nas noites seguintes. Contribuem ainda para a melhoria da textura, tom e luminosidade da pele.

Os melhores esfoliantes para esta etapa são os que contêm alfa hidroxiácidos (AHA), beta hidroxiácidos (BHA) e poli hidroxiácidos (PHA), em vez de esfoliantes físicos (obrigam a movimentos mecânicos e abrasão) que podem danificar a barreira da pele. São ainda mais eficazes na remoção da sujidade e células mortas.

SEGUNDA NOITE: RETINÓIDE

No segundo dia, aplica-se um produto com retinol ou retinóide, para acelerar a renovação celular, melhorar o aspeto de marcas e manchas e ajudar a suavizar rugas e rídulas e contribuir para o combate à flacidez através do estímulo da produção de colagénio.

Aplicar sempre na pele seca e em camada fina no rosto, pescoço e decote.

TERCEIRA E QUARTA NOITES: REPARAÇÃO E RECUPERAÇÃO

São as noites para recuperar a barreira cutânea e garantir que ela está hidratada, equilibrada e saudável, sem irritações.

Depois de uma limpeza suave, deve aplicar-se creme e/ou sérum com ingredientes humectantes e restauradores do filme hidrolipídico como o ácido hialurónico, ceramidas, esqualano, niacinamida, e cicatrizantes e reparadores como a centelha asiática ou o pantenol.

 

O SKIN CYCLING É TOLERADO POR TODOS?

A resposta é, depende. Em pele muito sensível ou reativa, a aplicação de ácido esfoliante e retinóide 2 vezes por semana pode ser demasiado agressiva e, nestes casos, pode ter de se aumentar as noites de “pausa” ou aplicar apenas um deles em cada ciclo.

Prudente será inda escolher ácidos mais suaves (láctico em vez de glicólico), retinóides em baixa concentração e em pequena quantidade (o equivalente a um gão de ervilha para rosto e pescoço) e aplicados pelo método “sanduiche” (hidratante-retinol-hidratante).

O mesmo para peles que nunca usaram retinol ou derivados.

Antes da aplicação dos ativos, recomenda-se, nas peles mais reativas, aplicar um creme específico para contorno de olhos e lábios nestas zonas, a seguir à limpeza para evitar irritações.

 

O ESQUEMA DAS 4 NOITES É SEMPRE O MELHOR?

Mais uma vez, a resposta é depende: no caso anterior, tem de se aumentar o número das noites de descanso, mas, pode haver necessidade, em peles que já façam retinol e o tolerem bem, de fazer mais do que uma noite seguida ou diminuir o número de noites de pausa para bons resultados (1-1-1, num esquema de 3 noites)

 

QUE INGREDIENTES NÃO DEVEM SER INCLUÍDOS?

Deve evitar-se o uso de ingredientes oclusivos como a vaselina, lanolina ou parafina nas noites de aplicação dos ácidos ou retinóides por poderem aumentar o seu potencial irritante.

 

QUE PRODUTOS DEVO APLICAR DE MANHÃ?

Sempre, protetor solar FPS 30 ou superior a seguir a séruns ou cremes com vitamina C ou derivados e/ ou outros antioxidantes.

Pode acrescentar ainda creme de olhos e hidratante.

 

DURANTE QUANTO TEMPO POSSO FAZER?

Não existe um período máximo estabelecido, podendo, em princípio ser feito enquanto desejarmos. Costuma funcionar e conduzir a uma pele transformada para melhor e saudável.

Os resultados costumam ser visíveis ao fim de 2 ciclos, com uma pele mais luminosa, macia, hidratada. Ao fim de 3 ciclos, é expectável observar-se uma pele mais lisa, com rugas mais atenuadas e mais firme. Pode demorar mais tempo, dependendo do programa utilizado e do estado inicial da pele e, por isso, paciência e consistência são fundamentais.

 

CONCLUSÃO:

O Skin Cycling é uma abordagem empírica, sem estudos científicos que a apoiem, mas baseada no princípio de que uma pele saudável e funcional tem a sua barreira preservada. É uma abordagem minimalista com utilização de poucos produtos, é simples e intuitiva, mas, implica rigor e consistência para a obtenção de bons resultados.

Não é para todos, sendo de excluir em indivíduos com a pele danificada ou com lesões, acne ativo e rosácea e deve ser adaptada a cada pessoa por um profissional competente da área da saúde ou estética.

 

Voltar para o blogue