Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização e sensibilização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama. Realizado anualmente durante o mês de outubro em todo o mundo tem como objetivo sensibilizar a população e promover ações de educação sobre o cancro da mama.

O cancro da mama é um dos tipos mais comuns de cancro entre as mulheres e, quando detectado precocemente, as chances de cura são significativamente maiores. O auto-exame em pode ajudar na deteção precoce do cancro da mama, está dividido em 4 passos principais: 

  • Levante os braços e faça movimentos rotativos com o tronco de forma a detetar algum alto ou alteração na zona da mama ou axila;
  • Apalpe a zona do peito com movimentos circulares;
  • Observe também a zona da axila para possíveis altos ou caroços;
  • Pressione o mamilo e verifique se liberta secreções;

 


Câncer de Mama, Prevenção e Autoexame - Diagnósticos do Brasil

                             

Neste Outubro Rosa temos alguns conselhos para lidar da melhor forma com as alterações que a sua pele sofre devido aos tratamentos. 

Com os tratamentos oncológicos a pele tem tendência a ficar mais seca e sensível, avermelhada e irritada, sendo que é comum também sentir comichão, descamação e desconforto. 

Durante esta fase é comum haver um aumento da sensibilidade solar, as queimaduras solares surgem mais facilmente após a exposição solar e como a pele está mais sensível e fragilizada podem ocorrer mais facilmente situações de alergia e desconforto cutâneo. 

O aparecimento de manchas, hiperpigmentação e alteração do tom de pele pode acontecer em várias zonas do corpo, como zonas de exposição solar, unhas ou mesmo na zona ocular. 

Os cuidados de pele emergem para cuidados hidratantes e apaziguantes que devem ser iniciados mesmo antes de começar os tratamentos e podem ser mantidos durante e após os mesmos.

  1.  A utilização de óleos de banho hidratantes, com uma boa penetração cutânea que proporcionam uma hidratação profunda e acalmam a pele. 
  2. O uso de um bom creme hidratante é crucial para ajudar a hidratar a pele e criar uma barreira cutânea mais forte de forma proteger a sua pele. 
  3. A utilização de um protetor solar de elevado fator de proteção solar (SPF) todos os dias é uma forma de proteger a sua pele de danos causados pelo sol e fotoenvelhecimento, uma vez que esta está naturalmente mais frágil. 

Evite a utilização de produtos irritantes durante o tratamento, produtos de cuidados com a pele que contenham álcool, fragrâncias fortes, corantes e outros ingredientes irritantes.

Normalmente também ocorrem alterações nas mucosas que podem ocorrer por exemplo a nível oral e genital, estas zonas devem ter especial atenção na sua higiene e desinfeção de forma a evitar inflamações.

Esteja atento às alterações e realize o auto-exame. Junte-se às ações de sensibilização que ajudam a espalhar a mensagem: um toque pode mudar uma vida. 💗




Voltar para o blogue