O que é um cosmético?

O que é um produto cosmético: 


Sabia que ao utilizar uma pasta dos dentes está a usar um produto cosmético?


Pois bem, segundo o Infarmed e o Regulamento (CE) 1223/2009, um produto cosmético “é qualquer substância ou mistura destinada a ser posta em contacto com as partes externas do corpo humano (epiderme, sistemas piloso e capilar, unhas, lábios e órgãos genitais externos) ou com os dentes e as mucosas bucais, tendo em vista, exclusiva ou principalmente, limpá-los, perfumá-los, modificar-lhes o aspecto, protegê-los, mantê-los em bom estado ou corrigir os odores corporais.” Os produtos destinados a serem ingeridos, inalados, injetados ou implantados no corpo humano não são considerados produtos cosméticos.


Existem diversas categorias de produtos cosméticos, incluindo os cuidados com a pele, como cremes hidratantes, loções corporais, protetores solares e produtos antienvelhecimento. Os produtos para cuidados com o cabelo como champôs, condicionadores, máscaras capilares e produtos de estilização (sim até os produtos contra os piolhos são considerados cosméticos). Os produtos de maquilhagem, como bases, batons, sombras e blushes, que normalmente são utilizados para realçar a beleza natural. E por fim os produtos de higiene como os de higiene oral e bucal, higiene íntima e higiene geral. 


Segundo a legislação em vigor, o produto cosmético deve incluir na sua rotulagem:

  • Nome comercial e marca, nomeadamente a direção da sede da marca;
  • Tipo de produto e função em português;
  • Acondicionamento, referindo o peso ou volume;
  • Precauções de utilização e advertências especiais;
  • Lista de ingredientes conforme a nomenclatura internacional INCI, International Nomenclature Cosmetic Ingredient;
  • Data de durabilidade mínima, se inferior a 30 meses com a expressão “A utilizar de preferência antes de…” ou o símbolo boião aberto e se superior a 30 meses, com o período após abertura;
  • Número de lote de fabrico ou a referência que permita identificação do fabrico;

A lista de ingredientes é um dos fatores mais importantes na rotulagem de um cosmético. Entende-se por ingrediente qualquer substância ou mistura destinada ao fabrico de um produto cosmético, excluindo-se impurezas ou intermediários inerentes ao processo, que estejam ausentes do produto final. Um ingrediente, seja de origem natural, biotecnológica ou obtido por síntese. Estão divididos em 3 categorias:

Ingrediente ativo, apresenta uma ação relevante de acordo com as diversas categorias de produtos cosméticos.
Ingrediente tecnológico ou primário, contribui para a forma física do produto cosmético, também conhecidos como excipientes.
Ingrediente específico ou secundário, que serve de adjuvante na formulação, contribuindo para a sua estabilidade do produto como os conservantes ou para as suas propriedades organoléticas.

Os produtos cosméticos são desenvolvidos para atender às necessidades e preferências individuais. Estes podem ser direcionados a tipos específicos de pele, como pele seca, oleosa, sensível ou acneica. Além disso, podem ser projetados para abordar problemas específicos, como rugas, manchas escuras, acne ou caspa. Com uma ampla gama de opções disponíveis, os consumidores têm a liberdade de escolher produtos que se adaptem às suas necessidades e desejos pessoais.


COMO ESCOLHER E USAR PRODUTOS COSMÉTICOS:

  1. É importante conhecer o seu tipo de pele: antes de adquirir produtos para a pele, compreenda o seu tipo de pele e escolha produtos adequados às suas necessidades.
  2. Leia os rótulos: analise os rótulos dos produtos que utiliza é importante para conhecer os ingredientes utilizados e verificar possíveis alergias ou irritantes.
  3. Teste Produtos: faça um teste de alergia antes de usar um novo produto, especialmente se você tem pele sensível. Peça amostra de forma a conhecer novos produtos.
  4. Siga as Instruções: use os produtos de acordo com as instruções fornecidas, mais não significa melhor e o uso excessivo pode causar problemas.
  5. Remova a maquilhagem: remova sempre a maquiagem antes de dormir para evitar obstrução dos poros e problemas de pele.
  6. Hidratação e Limpeza: produtos de cuidados com a pele devem ser aplicados numa rotina de limpeza e hidratação diária.

Os produtos cosméticos desempenham um papel importante na confiança e autocuidado. Portanto, escolha com sabedoria e cuide da sua pele!

 

Voltar para o blogue