Reforço do sistema imunitário em plena pandemia: Dicas

Com a situação de pandemia em que vivemos, nunca é demais relembrar a importância de manter um sistema imunitário forte e capaz de desempenhar as funções para as quais foi concebido – defender o nosso corpo de possíveis ameaças externas. 

Duvidamos que, nesta altura, ainda não saiba de cor todos os cuidados de higiene e distanciamento social. Mas já pensou nos cuidados que pode ter de dentro para fora para melhorar a sua saúde? A chave está no sistema imunitário.

Tantas vezes descurado, desempenha um papel fundamental no combate a microorganismos tais como bactérias, fungos e vírus. Quer saber como fortalecê-lo? Confira as nossas dicas. 

 

1. Nutrir bem o corpo

Se existisse uma “pirâmide da imunidade”, a alimentação seria a base. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias possui um papel fulcral na proteção do nosso corpo. 
Os antioxidantes são substâncias protetoras que participam na estabilização dos radicais livres tornando-os mais estáveis, diminuindo a probabilidade de danos nas células saudáveis. A vitamina C – presente em frutas e legumes como a laranja, o limão o kiwi, o repolho e os espinafres – é o antioxidante por excelência, prevenindo o stress oxidativo das células. A vitamina C não é produzida pelo nosso corpo, por isso é importante que a consumamos através da nossa alimentação. A vitamina E é também um poderoso antioxidante presente nos óleos vegetais, frutos secos e sementes.  Minerais como o selénio, zinco, manganês e cobre, presentes em alguns alimentos, são também importantes antioxidantes. 
Uma boa forma de garantir a dose diária recomendada destas vitaminas e minerais é através da suplementação. 
Alguns alimentos que diminuem a inflamação têm um papel preponderante no fortalecimento do nosso sistema imunitário. A curcuma (vulgarmente conhecida como açafrão) e o gengibre são anti-inflamatórios muito importantes que podemos incluir na nossa alimentação. 

2. Não descurar a prática de exercício físico

A atividade física regular é essencial para o nosso bem-estar físico e mental, particularmente importante no caso das doenças respiratórias. 
A pandemia em que vivemos não é desculpa para se descuidar! Opte por praticar exercício físico ao ar livre, em espaços com poucas pessoas, ou até mesmo em sua casa. 

 

3. Priorizar a sua saúde intestinal

Sim, ouviu bem! A saúde intestinal é crucial para o bom funcionamento de todo o organismo. O papel do intestino é de tal modo importante que é já considerado o nosso segundo cérebro!
É fundamental manter a flora intestinal equilibrada, já que um descontrolo é suscetível de gerar um aumento da permeabilidade intestinal e subsequente inflamação, com consequências na diminuição da capacidade de resposta do nosso sistema imunitário.
Uma alimentação pobre e desadequada e um estilo de vida muito stressante podem contribuir para este desequilíbrio da microbiota intestinal. 
Para o ajudar a manter o equilíbrio, opte por alimentos ricos em probióticos – microorganismos vivos que contribuem para a modulação da microbiota intestinal, através do desenvolvimento de bactérias benefénicas e impedindo a proliferação das prejudiciais. Pode encontrá-los em alimentos fermentados, tais como o iogurte e o kefir. 
Em alternativa, a suplementação com probióticos com Lactobacillus e Bifidobactérias pode ajudá-lo a reequilibrar a sua flora intestinal.
 

4.Ter um sono reparador

A importância de uma boa noite de sono é muitas vezes erradamente subvalorizada. Vários estudos afirmam que dormir frequentemente menos de 6h é um dos fatores que contribui para o enfraquecimento do nosso sistema imunitário. 
O sono é um processo fisiológico que confere ao nosso corpo características de recuperação, regulação e proteção, afetando uma variedade de funções imunológicas. A privação de sono aumenta a suscetibilidade do corpo a agentes infecciosos, a produção da hormona do stress -cortisol - e a diminuição da capacidade de defesa. 
Tente manter uma rotina satisfatória de sono e dormir entre 7 a 9h diariamente. 
Existem também alguns suplementos que contêm melatonina e que o podem ajudar a ter uma boa noite de sono. 
 
 

Como vê, são pequenos passos na sua rotina que o ajudarão a manter o seu sistema imunitário forte e capaz de o defender dos agentes agressores. 

Experimente mudar alguns hábitos, vai sentir-se ainda melhor!

Voltar para o blogue